domingo, 24 de julho de 2011

Projeto conhecendo os animais


Justificativa:

Educar as crianças numa educação ambiental para que elas valorizem e respeitem o meio ambiente e os animais que ali vivem.

Objetivos:

Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral
Reconhecer que os animais são seres vivos
Comparar diversos tipos de animais através da observação
Identificar diferenças e semelhanças entre os animais
Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa
Criar um blog de defesa dos animais
Saber identificar 
Animais domésticos e selvagens 
Animais úteis e nocivos ao homem 
Reconhecer as diversas espécies de animais 
Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem 
Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais 
Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento: 

Lembrancinhas e enfeites 
Desenhos para colorir utilizando diversos recursos 
Recorte e colagem 
Modelagem de animais 
Máscaras 
Músicas e poesia 
Dobradura 
Exibir vídeos sobre animais 
Montagem de teatro 
Convite para evento 
Montagem de murais 
Brincadeiras dirigidas 
Mensagens 
Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais
Passeios a parques, museu de Santa Teresa, reservas ou sítios para terem contato com os animais em seus habitats naturais
Criar um blog, onde os alunos juntamente com a participação da família, possam postar comentários sobre o projeto e denunciar situações de conhecimento de maus tratos aos animais
Realizar o dia do animal de estimação na escola
Palestra com veterinários
Exposição dos trabalhos realizados 

Culminância:

Passeata com panfletagem em defesa dos animais e divulgação do blog de defesa dos animais criado pela escola juntamente com os alunos.

Avaliação: 

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário